Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

O CÓDIGO DA CONTA DA ÁGUA COMENTADO

Para  que o arquivo do JavaBean podemos adicionar a funcionalidade de cálculo do valor da conta de água, simplesmente adicionando a propriedade contaDaAgua.
Após adicionar essa propriedade inserimos o método getter, no caso getContaDaAgua.
Dentro do método getContaDaAgua  codificamos a lógica necessária para a cobrança da água  conforme a faixa de consumo.
Nesta lógica, basicamente usamos estruturas de decisão que verifica em qual faixa se encaixa o consumo do consumidor, e aplica-se a regra correspondente.
Note que a condição para verificar se o consumo de água está entre o) e 10 metros cúbicos é diferente da forma como encontramos na Matemática, em vez de if(0<=agua<=10), em linguagem de programação usamos if(agua>=0&&agua<=10) onde os dois &(e comercial) são usados para garantir se as duas condições são satisfeitas.
Quando as duas condições são satisfeita, então o código entre as chaves é executado, e não é executado mais nenhum teste, apenas a linha do return, que retorna o valor da conta da água.
Quando as duas condições não satisfeitas, então é executado um else if que verifica se o consumo esta dentro da segunda faixa de 10 até  20 metros cúbicos e procede de forma similar ao anterior.
Esse mesmo procedimento é usado para a faixa de 20 até 50 metros cúbicos.
Quando falha todos os testes então é executado apenas um else, que implicitamente  significa se todas regras falharam então se aplica essa última regra, no caso quando o consumo está acima de 50 metros cúbicos.



Figura 1- Código do método getContaDaAgua


Se analisarmos o cálculo  para cada faixa, notamos que a cada faixa acrescentada, a anterior é mantida com o valor máximo da faixa.

            contaDaAgua = 13.06;
          contaDaAgua = 13.06 + 2.04 *(agua - 10) ;
          contaDaAgua = 13.06 + 2.04*10                 + 5.09*(agua - 20) ;
          contaDaAgua = 13.06 + 2.04* 10                + 5.09* 10                  +5.61* (agua - 50);

Nenhum comentário:

Postar um comentário