Uma aplicação Web JSP basicamente pode conter três tipos de arquivos:
Arquivo JSP-cria uma página web que é exibida pelo browser, ou seja corresponde a visualização ou a interface visual da apalicação. O código envolve basicamente html e trechos de códigos Java, na forma de scriptlets, declarações, expressões dinâmicas. Os scriplets, expressões dinâmica, diretivas, declarações são portanto códigos Java, e por isso são colocados entre tags especiais:
Expressões dinâmicas: <%=expressão dinâmica%> //Note a presença do sinal de igual que caracteriza a expressão dinâmica
Declarações <%! Declara métodos e variáveis%> //Note o sinal de exclamação que é marca registrada de uma declaração
Scriplets <% trechos de códigos Javas %>//Note não tem sinal de igual ou exclamação
Diretivas <% @ page ....%> //Note a presença do sinal de arroba @
Arquivo Servlet - com extensão .java, responde as a solicitações feitas ao servidor, não tem parte visual, mas gera como resultado uma página html que é enviada ao cliente(browser). Qual o servlet gera a página Htl, usa o out.println("<h1>......</h1>") para gerar linha por linha do código html de uma página. O servlet em geral é responsável por controlar a navegação no site , autenticação de usuários.Todo código é puro Java,
Arquivo JavaBean com extensão Java é usado como para acessar o banco de dados, validar dados,enfim trabalha com os dados da aplicação Não gera página html como resultado, mas é usado pelo Servlet ou pela página JSP para tratar os dados da aplicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário